top of page

Patagon M&A - Educação - Dona da Estácio, Yduqs fecha compra da UniToledo



Dois meses após criar uma holding para diversificar sua atuação, a Yduqs (exEstácio) fechou a compra do centro universitário UniToledo, de Araçatuba, no interior de São Paulo. O valor total da transação é de R$ 117,5 milhões, já considerando a operação de ensino a distância que está em processo final de credenciamento no Ministério da Educação (MEC).


A UniToledo fará parte da nova plataforma da companhia carioca, que pretende reunir ativos com perfil distinto às instituições de ensino que levam a marca Estácio. A UniToledo pratica uma mensalidade superior e sua bandeira será preservada - essa é a primeira vez em quase 50 anos de atividades do grupo carioca que a marca de uma instituição adquirida é mantida.


Essa nova operação deve ser uma das principais alavancas de expansão da Yduqs, ao lado dos negócios de graduação on-line e cursos de medicina. “Cerca de 90% das próximas aquisições devem ser de ativos fora da marca Estácio. Antes, nos deparávamos com instituições interessantes, mas que não se enquadravam com o perfil da Estácio”, disse Eduardo Parente, presidente da Yduqs.


As negociações com a UniToledo foram rápidas, levaram entre três e quatro meses para ser concluídas, porque a instituição não tem endividamento relevante e a gestão já era profissionalizada. Em 2018, o centro universitário apurou uma receita líquida de R$ 42,7 milhões e o lucro líquido antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), considerando a regra do IFRS-16, somou R$ 12,2 milhões.


“A família fundadora, que está em sua terceira geração, não tinha intenção de vender. Quando a Estácio nos procurou explicando que a UniToledo faria parte de uma holding, com perpetuação da marca e expansão, houve o interesse pela transação”, disse Daniel Damiani, sócio da JK Capital, assessor financeiro contratado pela UniToledo.


Com participação de mercado de 38% na região de Araçatuba, a UniToledo tem 5,3 mil alunos, sendo que quase metade desse total vem de cidades vizinhas. “Os principais concorrentes são a Unip e Salesianos, mas ambas são praticamente ‘incompráveis’. Ao mesmo tempo, é muito complicado entrar na região de forma orgânica com essa concorrência”, disse Damiani. A Unip pertence ao empresário João Carlos Di Gênio, que não está aberto a vender sua escola, e a Salesianos é uma instituição religiosa.


A Yduqs pretende expandir sua presença na região Noroeste de São Paulo em cidades como São José dos Campos e Presidente Prudente (SP), Londrina e Maringá (PR), além do Mato Grosso do Sul. “Nessa região, os polos de ensino a distância terão a bandeira da UniToledo e em alguns locais poderemos ter polos também da marca Estácio”, disse Parente. A regra do MEC permite que centros universitários abram 250 polos por ano.


Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page