Patagon M&A - Educação - Dona da Estácio, Yduqs fecha compra da UniToledo
- Valor Econômico - Beth Koike
- 13 de set. de 2019
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Dois meses após criar uma holding para diversificar sua atuação, a Yduqs (exEstácio) fechou a compra do centro universitário UniToledo, de Araçatuba, no interior de São Paulo. O valor total da transação é de R$ 117,5 milhões, já considerando a operação de ensino a distância que está em processo final de credenciamento no Ministério da Educação (MEC).
A UniToledo fará parte da nova plataforma da companhia carioca, que pretende reunir ativos com perfil distinto às instituições de ensino que levam a marca Estácio. A UniToledo pratica uma mensalidade superior e sua bandeira será preservada - essa é a primeira vez em quase 50 anos de atividades do grupo carioca que a marca de uma instituição adquirida é mantida.
Essa nova operação deve ser uma das principais alavancas de expansão da Yduqs, ao lado dos negócios de graduação on-line e cursos de medicina. “Cerca de 90% das próximas aquisições devem ser de ativos fora da marca Estácio. Antes, nos deparávamos com instituições interessantes, mas que não se enquadravam com o perfil da Estácio”, disse Eduardo Parente, presidente da Yduqs.
As negociações com a UniToledo foram rápidas, levaram entre três e quatro meses para ser concluídas, porque a instituição não tem endividamento relevante e a gestão já era profissionalizada. Em 2018, o centro universitário apurou uma receita líquida de R$ 42,7 milhões e o lucro líquido antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), considerando a regra do IFRS-16, somou R$ 12,2 milhões.
“A família fundadora, que está em sua terceira geração, não tinha intenção de vender. Quando a Estácio nos procurou explicando que a UniToledo faria parte de uma holding, com perpetuação da marca e expansão, houve o interesse pela transação”, disse Daniel Damiani, sócio da JK Capital, assessor financeiro contratado pela UniToledo.
Com participação de mercado de 38% na região de Araçatuba, a UniToledo tem 5,3 mil alunos, sendo que quase metade desse total vem de cidades vizinhas. “Os principais concorrentes são a Unip e Salesianos, mas ambas são praticamente ‘incompráveis’. Ao mesmo tempo, é muito complicado entrar na região de forma orgânica com essa concorrência”, disse Damiani. A Unip pertence ao empresário João Carlos Di Gênio, que não está aberto a vender sua escola, e a Salesianos é uma instituição religiosa.
A Yduqs pretende expandir sua presença na região Noroeste de São Paulo em cidades como São José dos Campos e Presidente Prudente (SP), Londrina e Maringá (PR), além do Mato Grosso do Sul. “Nessa região, os polos de ensino a distância terão a bandeira da UniToledo e em alguns locais poderemos ter polos também da marca Estácio”, disse Parente. A regra do MEC permite que centros universitários abram 250 polos por ano.
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