Patagon M&A - Educação - Estácio busca novos negócios
- Valor Econômico - Beth Koike
- 12 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

A Estácio, segunda maior companhia de ensino superior privado do país, criou uma marca para a sua holding, com o objetivo de abrir novas frentes de negócios e atingir públicos distintos. O grupo passa a se chamar Yduqs, com suas atuais instituições de ensino mantendo a marca Estácio. Hoje a empresa atua em cursos presenciais, educação a distância e pós-graduação, com 560 mil alunos no país e receita líquida de R$ 3,6 bilhões em 2018.
A mudança abre um leque de opções à companhia, que poderá, por exemplo, fechar a aquisição de uma faculdade premium e manter a bandeira original. Até agora, todas as instituições de ensino adquiridas tiveram suas marcas convertidas para Estácio. No setor de educação, a força do nome de uma instituição é um ativo muito relevante. Além disso, a nova holding poderá também prestar serviços para outras instituições, como gestão de cursos online ou fornecimento de conteúdo pedagógico.
Segundo Eduardo Parente, presidente da Estácio, o redesenho permitirá ainda alocar esforços específicos para áreas consideradas promissoras. "Temos negócios com grande potencial que, muitas vezes, ficam à sombra devido ao tamanho que temos", afirmou. "O grande exemplo é o curso de medicina que teve um foco muito maior recentemente e atingiu 3,5 mil alunos no ano passado." A instituição é a maior do país em número de estudantes matriculados em medicina.
A adoção de uma nova marca para a holding é uma das etapas do plano estratégico da companhia carioca para os próximos cinco anos, que será apresentado ao mercado em outubro. Parente assumiu o comando da Estácio há sete meses, à convite da Advent, gestora de "private equity" que é a maior acionista da companhia. A Advent foi sócia da Kroton, líder do setor, e ajudou a alavancar seu crescimento.
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